HP promete devolver dinheiro em campanha


Para promover seus serviços de impressão nos Estados Unidos, companhia garante o ressarcimento do valor pago caso o seu equipamento não traga economia ao cliente 

A Hewlett-Packard Co. (HP) está tentando persuadir os consumidores dos Estados Unidos com uma diferente promessa: “Nós cortaremos seus custos de impressão ou cortaremos o seu cheque”.

A primeira fase da campanha publicitária da companhia, criada pela Goodby Silverstein & Partners, do Grupo Omnicom, é apoiada no conceito “Hit Print Intelligently”. O objetivo é aumentar o número dos serviços de impressão oferecidos pela companhia, uma área que foi renovada e que passou a ser o foco da HP. O esforço, que começou nessa semana, consiste na inserção de banners online, de um site e de anúncios publicados em importantes jornais, como The New York Times e Wall Street Journal.

A estratégia da HP funciona da seguinte maneira: a companhia fará uma avaliação personalizada nas empresas para ter um panorama dos custos de impressão ali empregados e da quantidade de energia e papel que aquela corporação consome. Também serão contabilizadas as impressões feitas por cada máquina para se ter uma idéia da capacidade de uso dos aparelhos. Depois disso, a HP recomendará uma impressora ideal para atender às necessidades daquela empresa e fará uma estimativa dos custos que serão economizados com o novo equipamento. Se, em um ano, as previsões da HP não se cumprirem, a companhia irá devolver a diferença.

O diretor do segmento de imagem e impressão do Grupo HP, Tom Codd, disse esperar a que a estratégia agressiva e a promessa de devolução do pagamento consigam captar a atenção de consumidores e de executivos que buscam maneiras de reduzir os seus custos e impactos ambientais.

A HP também está esperando que a campanha a ajude a se destacar diante de suas principais concorrentes, como a Xerox e a Ricoh.

Obrigando as pessoas a prestar atenção
Para convencer os consumidores de que sua oferta não é somente algo bom demais para ser verdade, a HP alimentou o seu site com cases e estudos que mostram como grandes publicitários e profissionais de marketing utilizando os seus serviços de impressão. Por exemplo, a HP ajudou a 3M a reduzir em cerca de US$ 3 bilhões os seus custos em um período de dois anos e conseguiu cortar em mais de 60% a energia utilizada pela Viacom.

“É muito fácil para os consumidores ignorar qualquer coisa que os faça gastar mais dinheiro”, diz o sócio e diretor global para a base de São Francisco da Goodby, John Coyne. “Para fazer com que as empresas gastem dinheiro, você tem que encontrar um jeito de encaixar alguma necessidade dela com o corte de custos e, assim, conseguir as duas coisas ao mesmo tempo”, complementa.

Não é a primeira que a agência incentiva um cliente a incluir esse tipo de prática em suas estratégias de marketing. No começo deste ano, anúncios criados para divulgar o programa de fidelidade da Hyundai, ofereciam aos compradores dos veículos a possibilidade de devolver os seus veículos até um ano após a aquisição caso eles perdessem o seu emprego.

Do Advertising Age.

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