Procura-se clones

Semana passada visitei três presidentes de empresas e as queixas eram exatamente as mesmas: “Meu pessoal de vendas não é bom. Quando eu visito um cliente eu saio de lá com o contrato fechado. Minha equipe de vendas não consegue fazer isto”.

Hoje as empresas estão em busca de inseminar os vendedores com o conhecimento, entusiasmo, garra e determinação do dono da empresa – criando, assim, um exército de “clones”.

Este processo passa para 4 grandes etapas:

1.Planejamento estratégico

onde explicitaremos os desejos e anseios do “dono” da empresa, estabelecendo metas e objetivos e mostrando para os colaboradores como fazer para atingi-los da melhor forma possível. A “clonagem” só é possível quando todos os colaboradores sabem o que é esperado deles.

2.Seleção e recrutamento da equipe

Alinhados com os objetivos estabelecidos no plano estratégico.

3.Marketing

estabelecimento de mecanismos de apoio para a equipe de vendas, permitindo maior eficiência e produtividade.

4.Vendas

 treinamento e capacitação da equipe e sobretudo o estabelecimento de uma estrutura visando produtividade com indicadores de desempenho e remuneração atrelada aos indicadores. Na maioria das vezes, a baixa performance de vendas não é culpa dos vendedores, mas sim de uma estrutura totalmente inadequada para o momento atual do mercado. A “clonagem” é um dos principais processo de amadurecimento e crescimento empresarial.

Dagoberto Hajjar

Posted in GrowbizGroup

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